top of page

TJPR lança campanha de arrecadação de itens de higiene para os projetos do Elos Invisíveis.


Pelo segundo ano consecutivo, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do TJPR, no mês da mulher, lança a Campanha em Prol da Saúde da Mulher.


O objetivo é arrecadar absorventes e itens de higiene pessoal, que serão doados durante as ações do Elos Invisíveis à pessoas em situação de vulnerabilidade social de Curitiba e Região Metropolitana.


A ação é uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do TJPR, e o Grupo Elos Invisíveis.


O material poderá ser entregue até 31 de março nos seguintes pontos de arrecadação:


Com a ação, espera-se contribuir para o combate à pobreza menstrual, um problema que afeta quem não possui acesso a absorventes ou itens similares durante o período da menstruação. Em pesquisa realizada por uma marca de absorventes, na qual 1.124 mulheres entre 16 e 29 anos foram entrevistadas, 50% já precisaram substituir o absorvente por outros itens. A falta de acesso a materiais adequados para o uso durante o período menstrual gera tanto danos à saúde física quanto às relações sociais das mulheres.


De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, da Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seus domicílios e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Só no Paraná, estima-se que 374 mil meninas não possuem acesso a absorventes, sendo essa uma das causas da evasão escolar.


Participe da campanha, doe e ajude no combate à pobreza menstrual!



87 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page