Confira as diversas ações do I-Elos Invisíveis no mês da mulher.
- Viviane Vicentin
- 19 de mar.
- 4 min de leitura
Atualizado: 1 de abr.
No mês de março de 2025, o Instituto Elos Invisíveis realizou diversas ações em atenção ao dia internacional da mulher, que simboliza a resistência e a luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades. Confira as ações:
RODA DE CONVERSA COM MULHERES VíTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NO CAJURU

No dia internacional da mulher (08/03), o I-Elos Invisíveis realizou uma roda de conversa, na Associação Beneficente Encontro com Deus, no bairro Cajuru, com mulheres vitimas de violência doméstica em situação de acolhimento institucional sobre os mecanismos de enfrentamento e diminuição de crimes na seara doméstica e familiar.

As assistidas internas da instituição e moradoras da comunidade do Cajuru, tomara um café da manhã reforçado, participaram ativamente da roda de conversa e receberam brindes e kits de higiene doados pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná.
Realizaram o evento os voluntários Tago Maria Vale (apoio e fotografia), Cristiane Sato (palestrante), Viviane Vicentin (paletstrante) e Luis Pedruco (fotografia).
MARCHA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O I-Elos Invisíves apoiou a realização da Marcha do Dia Internacional da Mulher, realizado no centro de Curitiba no dia 08/03.
O ato deste ano vem sendo construído por dezenas de pessoas, que se reuniram em diversas plenária e definiram como mote do 8M de 2025: “Todas as mulheres em luta por trabalho digno, autonomia sobre nossos corpos e territórios. Por direitos reprodutivos, contra a fome, o fascismo, o racismo, a transfobia e o patriarcado.”
A ambientalista Dalila Lapuse representou o I-Elos Invisíveis nas Plenárias e ficou responsável pela segurança e apoio aos manifestantes que se reuniram no centro de Curitiba. Estiveram no ato representando a nossa instituição os voluntários Pedro de Moraes e Luis Fernando Pedruco, que ficou responsável pela cobertura fotográfica do evento.
PALESTRA SOBRE MECANISMOS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR PARA FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL

No dia 12/03, Viviane Vicentin, advogada e presidente do.I-Elos.Invisiveis, ministrou palestra on-line, via teams, sobre mecanismos de enfrentamento à violência doméstica e familiar nas instituições públicas e privadas, para funcionários do Banco do Brasil, do Setor GEPES - Atendimento, oriundos de todos os estados brasileiros.


A ação faz parte do Programa de Combate à Violência Doméstica e Familiar do Instituto Elos Invisíveis, desenvolvido com o apoio da CEVID do Tribunal de Justiça do Paraná.
PALESTRA SOBRE MECANISMOS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR PARA ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NO ENCONTRO DA REDE DO TERCEIRO SETOR

Na última quinta-feira (13/03), Viviane Vicentin, advogada e presidente do.I-Elos.Invisiveis, falou sobre mecanismos de enfrentaento à violência doméstica e familiar nas organizações da sociedade civil, durante o encontro da Rede do Terceiro Setor do mês de março, no Instituto Nhandecy.
A ação faz parte do Programa de Combate à Violência Doméstica e Familiar do Instituto Elos Invisíveis, desenvolvido com o apoio da CEVID do Tribunal de Justiça do Estado.
A fala foi enriquecida com uma apresentação do grupo teatral Playback Theatre da Cia Re-trato, liderado por Liziana Rodrigues.
Ao final, as mulheres receberam um kit de absorventes com lindas ecobags produzidas pelas fadas da Retalhos e Nós, instituição apoiadora do programa.

Além disso, exemplares do livro "Os porcos" (Julia Lopes de Almeida) da @editorakaos, foram sorteados entre as participantes.

PALESTRA SOBRE MECANISMOS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR PARA FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE

No dia 20/03, Viviane Vicentin, advogada e presidente do.I-Elos.Invisiveis, falou sobre mecanismos de enfrentamento à violência doméstica e familiar para funcionários do Hospital Pequeno Príncipe.

A ação faz parte do Programa de Combate à Violência Doméstica e Familiar do Instituto Elos Invisíveis, desenvolvido com o apoio da CEVID do Tribunal de Justiça do Estado.
RODA DE CONVERSA COM A EQUIPE DE ATENDIMENTO DA ORGANIZAÇÃO "AMIGOS DO HC": "Mulher, Vozes e Transformações: Reflexões para um Futuro Melhor".

O Instituto Elos.Invisiveis realizou duas rodas de conversas, nos dias 28/03 e 31/03, intulada "Mulher, Vozes e Transformações: Reflexões para um Futuro Melhor", realizadas com funcionários da equipe do "Amigos do HC", DEDICA e CEDIVIDA.
A ação faz parte do Programa de Combate à Violência Doméstica e Familiar do Instituto Elos Invisíveis, desenvolvido com o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Estado.
LANÇAMENTO DO VÍDEO SOBRE O PROGRAMA DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO INSTITUTO ELOS INVISÍVEIS
O Programa de Combate à Violência Doméstica e Familiar é um projeto desenvolvido de forma independente pelo I-Elos Invisíveis e é realizada com o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CEVID) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
O video institucional do Programa foi custeado pelo Fundo de Populações das Nações Unidas - UNFPA, como forma de fortalecimento da capacidade institucional.
LANÇAMENTO DO VÍDEO SOBRE O PROGRAMA DE SAÚDE E DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DO INSTITUTO ELOS INVISÍVEIS

LANÇAMENTO DA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA OSC SOBRE MECANISMOS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM PARCERIA COM A OYÁ CONSULTORIA SOCIAL E POUSADA BETÂNIA
A Oficina de capacitação para OSC, ofertada pela Oyá Consultoria Social, tem como objetivo fomentar o debate sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar e o desenvolvimento de boas práticas para prevenção de crimes, proporcionando um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas dentro das organizações da sociedade civil. A oficina é gratuita!
Sua importância reside na promoção do diálogo entre especialistas, profissionais do direito e gestores de organizações da sociedade civil, contribuindo para o desenvolvimento de políticas e iniciativas que impactam positivamente na redução do número de crimes, aumento das denúncias e preservação de vidas.
A ação faz parte do Programa de Combate à Violência Doméstica e Familiar desenvolvido pelo Instituto Elos Invisíveis, em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná (CEVID / TJPR).

Inscrições abertas! Não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre um tema tão relevante com profissionais de destaque.
As vagas são limitadas!
Aponte a câmera para o QR Code e faça a sua inscrição.
Comments