O Instituto Elos Invisíveis apresentou um relatório com a descrição das atividades realizadas no período de janeiro a dezembro de 2023, durante a implementação do Programa de Combate à Violência Doméstica desenvolvido pelo Grupo de Voluntários Elos Invisíveis com o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em comunidades carentes de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.
DOAÇÕES RECEBIDAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO
O Tribunal de Justiça do Paraná lançou, em parceria com o Grupo de Voluntários Elos Invisíveis, a Campanha em Prol da Saúde da Mulher, com o objetivo de arrecadar absorventes e itens de higiene pessoal, como lenços umedecidos e sabonetes, destinados às Campanhas de Combate à Pobreza Menstrual e Violência doméstica.
Diversos pontos de arrecadação foram instalados em fóruns e nas sedes do Tribunal de Justiça em Curitiba.
A campanha foi um sucesso e conseguiu arrecadar mais de 18.716 itens, como absorventes e itens de higiene pessoal. Os materiais arrecadados foram entregues para o grupo de voluntários Elos Invisíveis em ato solene realizado em abril e junho de 2023, em cerimônias realizadas na sede do Tribunal de Justiça do Paraná.
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2023
Em síntese do necessário, no período entre janeiro à dezembro de 2023, o Programa de Combate à Pobreza Menstrual e Violência Doméstica, desenvolvido pelo Grupo elos Invisíveis atendeu aproximadamente 2.650 (duas mil seiscentos e cinquenta) mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O programa foi desenvolvido em 4 (quatro) comunidades carentes de Curitiba (Vila Pantanal; Tatuquara; Alto Boqueirão e Caximba), além de 4 (quatro) comunidades carentes de municípios da região metropolitana (Colombo e Fazenda Rio Grande), como o Atuba; Vila Zumbi, Pioneiros e Iguaçu 2. Ao total foram arrecadados 18.716 (dezoito mil setecentos e dezesseis) itens de higiene, distribuídos em 2.650 (dois mil e seiscentos e cinquenta) kits, entregues durante a realização de 17 (dezessete) palestras e 8 (oito) rodas de conversas.
Aproximadamente 5.300 informativos sobre violência doméstica e 1.200 folders sobre pobreza menstrual – cedidos em parte pela CEVID do TJPR – foram distribuídos durante a realização das ações.
Durante as ações, ainda, foram distribuídas aproximadamente 20 (vinte) mil peças de roupas e 1.200 (mil e duzentos) quilos de alimentos.
SAIBA MAIS
O relatório foi apresentado à Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID e está publicado na página do Tribunal de Justiça do Paraná, cujos resultados podem ser conferidos no video disponível em nosso canal do Youtube.
Comentários