No último final de semana, a Vila 29 de outubro, no Caximba, foi palco de ações de educação em direitos humanos realizada pelo Instituto Elos Invisíveis.
A ação aconteceu com o apoio da Biblioteca Amigos do Caximba que cedeu o espaço e reuniu a comunidade.
Os voluntários do I-Elos Invisíveis realizaram atividades de três programas que envolvem empoderamento e conscientização em direitos humanos, nas áreas de saúde, direito e meio ambiente.
Programa de Boas Práticas para Proteção do Meio Ambiente -
O programa, que é coordenado pela engenheira ambiental Dalila Lapuse e pelo biólog Mário Guedes, tem como objetivo destacar a urgência para a preservação e regenração do meio ambiente e estimular a participação de todos e todas em ações que minimizem os prejuízos para a sociedade.
No último sábado, Dalila Lapuse realizou com mulheres em situação de vulnerabilidade social do Caximba uma oficina de compostagem e falou da importância de se preservar o meio ambiente.
Programa de Combate à Violência Doméstica e Familiar -
O programa, que é coordenado pela advogada Viviane Vicentin e pela assessora jurídica Cristiane Sato, tem como objetivo oferecer orientação jurídica (formas de violência, canais de denúncias, instrumentos legais) e encaminhamento de mulheres em situação de violência doméstica para o sistema de justiça.
No último sábado, as coordenadoras do programa realizaram uma roda para mulheres em situação de violência de gênero, que compartilharam suas histórias, esclareceram dúvidas e se engajaram no fortalecimento de uma rede comunitária de apoio criada em 2023 no local.
Além de informativos sobre o tema, as mulheres que participaram da dinâmica receberam itens de higiene, arrecadados pela CEVID do Tribunal de Justiça do Paraná, que foram entregues em ecobags produzidas pelas costureiras da Associação Retahos e Nós, instituições apoiadoras do Programa.
Programa de Educação em Direitos e Saúde Sexual e Reprodutiva -
O programa de direitos e saúde sexual e reprodutiva, que é coordenado pela médica Luiza Bosa, tem como objetivo informar mulheres sobre sua saúde e direitos sexuais e reprodutivos, como forma de contribuir para que tenham oportunidade de fazer escolhas mais autônomas e responsáveis.
A médica falou sobre métodos contraceptivos, prevenção de DSTs, saúde menstrual e temas afetos ao universo feminino. As mulheres participaram ativamente da dinâmica.
As mulheres que participaram da dinâmica receberam preservativos (masculino e feminino), roupas e sapatos.
CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO:
Fotos: Luis Pedruco
Vídeo: Lucca Viana Cordeiro
VOLUNTÁRIOS:
Ajudaram na realização do evento os seguintes voluntários: Tiago Maria do Valle, Pedro de Moraes Custódio, Thais Helena dos Reis Moura, Lorenzo Temer Massari, Leticia Silva Souza Lemiszka,, Carla Albertini, Luis Fernando Pedruco, Cristiane Akemi Sato, Lucca Viana Cordeiro, Dalila Vicente de Castro Lapuse, Luiza Macarini Bosa, Ana Laura Felipe Braga e Viviane Vicentin.
APOIO:
Apoiaram a realização das ações, as seguintes instituições:
Biblioteca Amigos do Caximba
Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná - CEVID - TJPR
Paraná Lixo Zero
Associação Retalhos e Nós
Comments