top of page

I-Elos Invisíveis realiza evento em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas - UNFPA, na Vila Pantanal.

No último sábado (08/06) aconteceu o Recicla + Ação, um evento organizado pelo Fundo de Populações das Nações Unidas e executado com o apoio da Unilever e do Instituto Elos Invisíveis, na sede da Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves Cruz, na Vila Pantanal, Alto Boqueirão.


O evento reuniu um público diretamente ligado a cadeia de reciclagem da Vila Pantanal e diversas iniciativas, como Revir, Senac e Projeto Casa de Débora, que promoveram ações de educação em saúde e direitos.



As ações executadas na comunidade pelo I-Elos Invisíveis foram apresentadas pela Presidente do Instituto, Viviane Vicentin, que destacou a importância de ações articuladas e desenvolvidas com a escuta da comunidade.


Além disso, o I-Elos Invisíveis levou para a comunidade quatro dos seus doze projetos:

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS INFANTIS

A professora Katia Fonsaca realizou uma oficina de contação de histórias para crianças da comunidade, que assistiram a performance atentamente, que abordou a importância da água.

A oficina faz parte do Programa de Incentivo à Leitura do I-Elos Invisíveis que, até o momento, montou 11 Clubinhos de Leitura em comunidades carentes de Curitiba e RMC.

Ao final da dinâmica, as crianças da comunidade ganharam livros, lanches e brinquedos.



Os livros e brinquedos que não foram distribuídos para as crianças que participaram do evento foram doados ao Clubinho de Leitura montado na Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves Cruz, dirigida pela professora Luzia Lopes.

OFICINA SOBRE BOAS PRÁTICAS PARA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE 

A oficina de boas práticas para proteção do meio ambiente foi dirigida pela engenheira ambiental Dalila Lapuse, que falou sobre compostagem, plantio de árvore, necessidade de preservação dos rios, fauna e flora.


Após a oficina, a comunidade ganhou mudas de árvores doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, destinado ao Programa de Boas Práticas para proteção do meio ambiente do I-Elos Invisíveis.


Foram distribuídas 50 mudas de árvores que serão plantadas em toda a Vila Pantanal pela comunidade.


Ao final da exposição, o biólogo Mário Guedes falou sobre a importância dos catadores no ciclo de gestão de resíduos sólidos e no combate à crise climática.

APRESENTAÇÃO DE RAP 

Como parte do Programa de Incentivo à Cultura, o I-Elos Invisíveis levou um show de rap, realizado por três rappers voluntários da cena periférica de Curitiba.


Kelly, Ketlyn e Menthor levantaram a comunidade e trouxeram letras autorais como símbolo de resistência e que retratam a dura realidade dos bairros periféricos e denuncia a violência policial.


EXPOSIÇÃO DE FOTOS DA VILA PANTANAL

O fotojornalista Luis Fernando Pedruco apresentou uma exposição de fotografias registradas durante a cobertura das ações do I-Elos Invisíveis nos úlitmos quatro anos na comunidade da Vila Pantanal.


Confira a exposição na íntegra:



Confira todas as fotos do evento:



Fotos: Luis Pedruco





59 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page