Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Instituto Elos Invisíveis, organizou um evento na Associação Superação, com uma programação especial para as mulheres do Alto Boqueirão.
O evento começou com uma roda de conversa com Roberta Cibin, que enfatizou o simbolismo de resistência que o dia 08 de março representa na luta pela igualdade de gênero.
Em seguida, as convidadas participaram de uma palestra sobre Violência Doméstica e Familiar, ministrada pela advogada Viviane Vicentin, que abordou as causas da violência de gênero, as formas de violência, os mecanismos legislativos, canais de denúncia e a necessidade de uma transformação em busca de uma verdadeira igualdade de gênero.
Durante a fala, foram distribuídos informativos elaborados pela CEVID do Tribunal de Justiça do Paraná, instituição apoiadora do Programa de Combate à Violência Doméstica e Familiar desenvolvido pelo I- Elos Invisíveis.
Ao final da palestra, as mulheres participaram de uma dinâmica de relaxamento e entenderam a necessidade de falar sobre a saúde mental.
A programação ainda incluiu a distribuição de cartilhas sobre direitos humanos (enviadas pelo Mandato Goura), coletores menstruais (doados pelo coletivo Igualdade Menstrual), de centenas de absorventes (distribuidos pelo I-Elos Invisíveis e pela CEVID do Tribunal de Justiça do Paraná) e de aproximadamente 1.000 peças de roupas novas e usadas (doadas pela Instituição Retalhos e Nós).
Por fim, um delicioso lanche foi servido, patrocinado pelas empresas Siena Alimentos, Annora Alimentos e Padaria América Café.
O evento foi finalizado com o plantio de mudas de árvores em frente a sede da Associação Superação e a fala da ativista ambiental Iracema Bernardes, que ressaltou a necessidade de trabalharmos em prol de um meio ambiente ecologicamente equilibrado como legado para as futuras gerações.
A realização da ação contou com a participação de voluntárias da Associação Superação, do gabinete do Deputado Estadual Goura Nataraj, do coletivo Igualdade Menstrual e do Instituto Elos Invisíveis.
Fotos: Luis Pedruco
Comments