top of page

CEVID do Tribunal de Justiça doou 37 mil itens de higiene para o Instituto Elos Invisíveis.

Atualizado: 1 de jul.


Hoje (30/04) aconteceu um evento na sede do Tribunal de Justiça do Paraná, organizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID para celebrar o Dia Nacional da Mulher.



O evento, que aconteceu na Esplanada do Prédio Anexo do TJPR, reuniu a cúpula do Judiciário e autoridades do poder executivo e legislativo municipal e estadual, da Defensoria Pública, Ministério Público, voluntários do Instituto Elos Inviíveis, integrantes do Antigonas, representante da Associação Retalhos e Nós e da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba.



O Presidente do Tribunal de Justiça Luiz Fernando Tomassi Keppen e a Coordenadora da CEVID do TJPR, Desembargadora Ana Lúcia Lourenço realizaram a entrega ao Instituto Elos Invisíveis, representado pela Presidente Viviane Vicentin, de mais de 37 mil itens de higiene arrecadados em campanha corporativa realizada em fóruns e tribunais do Estado.



A Juíza Camila Salmoria, membro da Antígonas e fundadora da Associação Retalhos e Nós - instituição parceira do I-Elos Invisíveis - realizou a entrega de ecobags para a montagem dos kits de higiene, produzidas por costureiras voluntárias.



A Presidente do I-Elos Invisíveis apresentou o trabalho desenvolvido pela organização em comunidades carentes e apresentou um relatório do impacto social obtido com a parceria com a CEVID, desde maio de 2021.



Os itens doados pelo Tribunal de Justiça serão distribuídos pelo Instituto Elos Invisíveis durante a realização de palestras e rodas de conversas com mulheres em situação de vulnerabilidade social de comunidades carentes do Estado durante todo o ano de 2024.


A juíza Maria de Lourdes Araújo, integrante da Antígonas, ministrou uma palestra sobre dignidade menstrual e abordou questões teóricas e práticas sovbre o tema:



Confira fotos do evento:


Fotos: Luis Pedruco


CONHEÇA O PROGRAMA DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DO INSTITUTO ELOS INVISÍVEIS

O Programa de Combate à Violência Doméstica e Familiar é um projeto desenvolvido de forma independente pelo I-Elos Invisíveis e é realizada com o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CEVID) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba (PROMULHER) e da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba.



O Programa contempla a realização de ações de cunho assistencial e informacional no atendimento de mulheres residentes em comunidades carentes de Curitiba e região metropolitana que sofrem violência doméstica e familiar. Além da realização de palestras, são realizadas rodas de conversas nas quais são abordados temas como formas de violência, canais de denúncia, redes de apoio, instrumentos legislativos e relações sociais e expressões das desigualdades advindas das relações patriarcais de gênero.




O programa tem como objetivo a prevenção de prática de crimes, preservação de vidas, e humanização do acolhimento como mecanismos para a transformação do cenário atual. O engajamento da comunidade no enfrentamento das diversas formas de violência de gênero e a aproximação desta com o sistema de justiça é o diferencial do programa.


RELATÓRIO VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - PDF-1 - 2023
.pdf
Fazer download de PDF • 95.19MB




77 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page