top of page

CAMPANHA DO TJPR EM PROL DA SAÚDE DA MULHER ARRECADA 5 MIL ITENS PARA AS AÇÕES DO ELOS INVISÍVEIS

Atualizado: 10 de jan. de 2023



A Campanha em Prol da Saúde da Mulher, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), conseguiu arrecadar mais de 5,7 mil absorventes e itens de higiene pessoal. A ação, voltada ao combate à pobreza menstrual, é uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do TJPR, e o Grupo Elos Invisíveis.


“Essa campanha está alinhada ao nosso Programa de Gestão, voltado para a valorização do ser humano. Sobre a perspectiva de equidade de gênero, é preciso fomentar ações que dão segurança e qualidade de vida às mulheres. Essa doação permite, por exemplo, que mulheres permaneçam inseridas no ambiente de trabalho e estudo. Dessa forma, o TJPR reafirma sua política de gênero”, explica o presidente da Corte paranaense, desembargador José Laurindo de Souza Netto.


Os materiais arrecadados foram entregues para o grupo de voluntários Elos Invisíveis, que repassará a doação para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em Curitiba e Região Metropolitana, conforme relata a coordenadora do Grupo Elos Invisíveis, Viviane Vicentin: “A gente faz ações assistenciais com o propósito de abordar outros temas que estão de pano de fundo como a violência doméstica e o abuso sexual de crianças e adolescentes. A gente precisa desse contato com a comunidade para que a população seja atendida como um todo. Essas ações são muito importantes.”


Com o objetivo de contribuir para o combate à pobreza menstrual, a campanha busca o enfrentamento de um problema que afeta quem não possui acesso a absorventes ou itens similares durante o período da menstruação. “Proporcionar às mulheres em situação vulnerável melhor qualidade de vida: essa é uma forma de minimizar o sofrimento de muitas vítimas que precisam, também, de políticas públicas voltadas para a família”, pontua a coordenadora da Cevid, desembargadora Ana Lúcia Lourenço.


No total, foram arrecadadas, no Tribunal, 5.525 unidades de absorvente, 30 pacotes de toalhas umedecidas, 144 sabonetes, quatro unidades de sabonete íntimo, 12 desodorantes, três potes de hidratante, duas caixas de cotonetes, 25 unidades de creme dental, 21 escovas de dentes, quatro frascos de shampoo e dois de condicionador.

“A gente só tem que agradecer aos colaboradores do TJPR por essa doação. Isso mostra a preocupação dos servidores e a atenção com os problemas sociais enfrentados pela nossa sociedade”, agradeceu a secretária do Judiciário paranaense, Mariana da Costa Turra Brandão.


Além de participações individuais de colaboradores e colaboradoras da Corte paranaense, alguns grupos aderiram coletivamente à campanha, como foi o caso do Programa de Ginástica Laboral: “Nossos professores foram muito engajados na campanha, divulgando a causa durante as atividades desempenhadas nos prédios do TJ, ajudando a conquistar essa doação tão expressiva”, contou a instrutora de ginástica laboral Daniele Ronca do Nascimento.


Juntamente com a entrega dos itens, o TJPR também encaminhou materiais informativos da Rede de Enfrentamento (400 unidades), para autores de violência doméstica e familiar (400 unidades) e para vítimas de violência doméstica (800 unidades).

A campanha atraiu também a atenção da iniciativa privada, a representante da empresa Enterprises Importação e Comércio de Produtos Médicos e Hospitalares Ltda, Isabelle Perotti, acolheu a causa na empresa, que também está a realizando a arrecadação de absorventes e itens de higiene pessoal para doação.




4 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page